sexta-feira, dezembro 15Saúde. Gestão e Consultoria

Protetor Solar – 11 dicas de proteção solar

Protetor Solar – 11 dicas de proteção solar
3.5 (70%) 2 votes

Entenda a Diferença entre raios UVA e UVB e saiba como se proteger dos efeitos nocivos do sol.

DIFERENÇA DE UVB E UVA
DIFERENÇA DE UVB E UVA

O QUE SÃO RAIOS VIOLETA?

Raios ultravioletas fazem parte da luz solar que atinge a Terra e é essencial para a preservação de calor e vida, porém, devido aos buracos na camada de Ozônio, estamos expostos a radiação ultravioleta sem proteção.
A radiação ultravioleta se divide em radiação UVA e UVB e tem ações diferentes em nossa pele.

DIFERENÇA DE UVB E UVA

​Radiação UVA

A radiação UVA possui intensidade constante durante todo o dia e não varia muito em estações diferentes do ano, ou seja, tanto no inverno quanto no verão, a sua intensidade é praticamente a mesma.

Como a radiação UVA penetra profundamente na pele, ela é responsável pelo fotoenvelhecimento, tem participação nas fotoalergias e também no surgimento do câncer.

Radiação UVB

A radiação UVB penetra a pele profundamente e produz reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias e o bronzeamento.  E, é durante o período de 10 a 16 horas que a incidência da radiação UVB é maior, por isso, devemos evitar exposição ao sol neste período.

Ação dos raios UVA e UVB
Ação dos raios UVA e UVB

Outra questão é que, a longo prazo,a radiação UVB pode causar o envelhecimento da pele assim como mutações genéticas que podem desencadear o câncer de pele.

A importância de proteção UV

A proteção UV é super imprescindível, pois, além de prevenir as queimaduras de sol, previnem o fotoenvelhecimento e também o câncer de pele.

Ao contrário do que se pensa, a proteção UV deve ser utilizada todos os dias e não somente quando vamos à praia, clubes ou rios.

Hoje em dia, devido ao desenvolvimento da tecnologia, encontramos não somente protetor solar para passar na pele, mas também roupas que possuem proteção solar, o que facilita ainda mais nos proteger de raios UV.

Vamos quebrar tudo e eliminar qualquer confusão em relação à proteção solar. Muitas vezes vemos siglas em nossos produtos de cuidados da pele, cosméticos e roupas – mas você sabe o que eles querem dizer?

  • FPS = Fator de Proteção Solar
  • UVA = Ultra Violeta A (onda longa)
  • UVB = Ultra Violeta B (onda curta)

Para proteger a nossa pele , precisamos estar conscientes dos danos UVA e UVB raios do sol. Eles são dois tipos muito diferentes de radiação que pode danificar a pele. Para torná-lo simples, lembre-se UVA – A para o envelhecimento (em inglês Aging), como estes são os raios que envelhecem sua pele. E acho que UVB – B para queima (em inglês Burning), como estes são os raios que queimam a pele.

Raios UVA causam envelhecimento prematuro

Os raios UVA são responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele e rugas e podem contribuir para o cancro da pele. Porque os raios de UVA passam facilmente através da camada de ozônio, compõem a maioria da exposição do sol. Os raios UVA podem passar através de nuvens, vidro e roupas. Você pode não ser capaz de senti-los, mas o menino estão lá!

Raios UVB causam queimaduras solares

UVB raios são responsáveis ​​por queimaduras solares e cataratas, e eles podem afetar o sistema imunológico. Mais importante ainda, os raios UVB também contribuem para o câncer de pele.

FPS permite que você saiba quanto tempo você pode ficar no sol

O Fator de Proteção Solar (ou FPS) encontrado em nossos produtos protetores solares, não indica a quantidade de proteção que você receberá, mas sim lhe dará uma idéia de quanto tempo você pode ficar no sol antes que sua pele comece a avermelhar. E todo mundo é diferente! FPS APENAS se aplica aos raios UVB. Não se aplica aos raios UVA. FPS produtos vêm em vários níveis, incluindo FPS 15, FPS 30, FPS 50 e muito mais. Veja como eles funcionam: por uma questão de matemática fácil vamos dizer que sua pele vai começar a avermelhar quando exposto ao sol em apenas dez minutos. Você faria exame de que dez minutos e multiplica-o pelo número do FPS que você está usando.

Por exemplo, se você estiver usando um produto FPS 30:
– 10 minutos x 30 (FPS) = 300 minutos
– Pegue os 300 minutos e divida por 60 minutos o que equivale a 1 hora
– 300 minutos / 60 minutos = 5
– O resultado: cerca de 5 horas de proteção solar padrão

Se você estiver na praia ou no sol direto por longos períodos, então sempre errar no lado de cautela com protetor solar e seu fator de proteção solar escolhido. É importante não ter uma falsa sensação de segurança quando se trata de seu protetor solar. Muitos produtos não são à prova de água ou à prova de suor, então você não seria capaz de confiar em cinco horas de proteção se você estava nadando ou se exercitar. A chave seria aplicar, aplicar e reaplicar.

Top 11 dicas protetor solar

  1. Sempre aplicar protetor solar, independentemente da estação.
  2. Ao comprar produtos protetor solar, procure sempre “proteção de amplo espectro” no rótulo para garantir que você está protegido contra os raios UVA e UVB.
  3. A quantidade adequada de protetor solar para seu corpo é de cerca de 30ml, que é apenas o suficiente para encher um copo de tiro. E você precisa de uma colher de chá (5 gramas) de protetor solar apenas para o seu rosto.
  4. Aplique protetor solar pelo menos 15 a 20 minutos antes de ir para o sol. Se sua pele já está vermelha do sol, o dano já começou.
  5. É importante proteger cada área exposta da pele, incluindo os seus ouvidos e quaisquer manchas calvas.
  6. Use roupas de proteção, como camisas de manga comprida, calças compridas e chapéus de abas largas.
  7. Usar óculos de sol que fornecem proteção UVA e UVB. Não só as suas pálpebras podem queimar, mas a exposição aos raios UVB pode levar a catarata.
  8. Não pense que você está protegido em seu carro ou olhando por uma janela. Os raios do sol podem penetrar o vidro, assim que proteja-se mesmo se você não estiver na luz solar direta.
  9. Faça um hábito de reaplicar protetor solar a cada duas horas ou depois de nadar ou transpiração excessiva.
  10. Fique fora do sol durante as horas mais quentes do dia e procurar a sombra, tanto quanto possível.
  11. Se você simplesmente tem que ter um bronzeado, use auto-bronzeador. (Mas lembre-se de usar protetor solar, também!)

O sol é uma coisa maravilhosa que todos nós apreciamos, mas os fatos são os fatos.Exposição ao sol desprotegida é o principal culpado no envelhecimento da pele e câncer de pele. Devemos nos proteger todos os dias para garantir que vivamos vidas longas e saudáveis ​​- enquanto estamos fabulosos!

Artigos relacionados

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.