sexta-feira, dezembro 15Saúde. Gestão e Consultoria

Sobre a “ausência” do farmacêutico na matéria do Fantástico

Sobre a “ausência” do farmacêutico na matéria do Fantástico
5 (100%) 2 votes

Cadê o Farmacêutico?

Cadê o Farmacêutico?
Cadê o Farmacêutico?

Muitos questionaram nas redes sociais na semana passada a ausência dos Farmacêuticos em uma matéria do fantástico que discutiu a eficácia de medicamentos. Mas creiam, havia farmacêutico na matéria. E na matéria de ontem (05/02/2017) também!

Por que será que não foram devidamente identificados?

Qual real interesse em não citar o profissional que melhor conhece o medicamento e que é responsável técnico dos estabelecimentos que dispensam os genéricos?

Os farmacêuticos que desenvolveram o estudo, e participaram com entrevistas, passaram despercebidos.

Isso aconteceu, inclusive, pela ampla maioria dos próprios colegas, que pelo País afora desconhecem, por exemplo, o farmacêutico Gerson Pianetti, conselheiro Federal pelo CRF-MG, que foi creditado na semana passada apenas como coordenador do CEDAFAR – UFMG. E hoje citaram outros cargos já exercidos pelo professor.

  • Curiosidade: Qual seria a dificuldade de creditar o Dr. Pianetti como farmacêutico – coordenador do CEDAFAR – UFMG? Antônio Carlos Zanini, na semana passada por exemplo, em seus créditos, foi citado como médico – ex-secretário nacional de Vigilância Sanitária.

Fonte: Grupo Farmacêuticos do ICTQ, autor Marcus Vinicius Andrade, Fundador do site http://www.ictq.com.br

Um pouco mais sobre o profissional farmacêutico:

O que faz?

Atua na elaboração de medicamentos, testes com remédios e a ação destes no organismo dos seres humanos. trabalha também na elaboração de produtos de beleza, cosméticos, vitaminas e higiene pessoal.

Características profissionais importantes (aptidões, habilidades e competências)

Sólidos conhecimentos de química, responsabilidade, capacidade para trabalhar em equipe, capacidade para atualizações, habilidade manual, concentração e atenção.

Mercado de Trabalho

Indústrias de medicamentos e produtos estéticos, institutos de pesquisas, laboratórios farmacêuticos, drogarias, hospitais públicos e privados.

Especializações

Após a formação o profissional pode fazer cursos nas seguintes áreas: bioquímica, microbiologia, imunologia e outras áreas relacionadas.

Você sabia?

– No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico.

Gostou? compartilhe com seus amigos!
Tudo de Drogaria.

Artigos relacionados

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.