sábado, janeiro 20Saúde. Gestão e Consultoria

Indicação e prescrição do Roacutan®

Indicação e prescrição do Roacutan®
Classifique

O que é o Roacutan®?

Roacutan
Roacutan

Trata-se de um medicamento utilizado nos casos de acne severa, que levam o paciente a desconfortos, preconceito e complicações. Seu ativo, a isotretinoína, é um derivado da vitamina A que tem por função reduzir a oleosidade e produção de sebo, bem como controlar a proliferação de bactérias que causam a acne.

Devido aos seus inúmeros e acentuados efeitos colaterais, seu uso deve ser feito em casos de extrema necessidade, indicação esta que deverá ser feita pelo médico dermatologista pois o mesmo irá avaliar os riscos x benefícios de seu uso.

Podemos relacionar ao seu uso os seguintes efeitos colaterais: ressecamento ocular, fragilidade cutânea, ganho peso, anemia, ressecamento de pele e lábios, diminuição das taxas de HDL, aumento transitório das transaminases TGO e TGP, aumento dos níveis de triglicerídeos, além do risco de má formação fetal.

Por ser um fármaco dose-dependente, o prescritor deverá solicitar exames de sangue continuamente. O tempo de tratamento varia para cada paciente; geralmente são 8 meses de uso mínimo podendo se estender até 2 anos.

O receituário utilizado pelo prescritor deverá ser de cor branca, vir acompanhado de 3 vias do termo de consentimento (via médico/farmácia e paciente). Para o homem, basta a notificação branca + termo de consentimento de risco (relativo aos seus efeitos colaterais); no caso das mulheres, serão necessários a notificação branca + termo de consentimento de risco + termo de consentimento de risco para mulheres em idade fértil, onde a mesma é orientada a utilizar métodos contraceptivos durante seu uso e até após 1 ano de encerrado o tratamento.

A validade da receita é de 30 dias e a quantidade máxima a ser dispensada por receita é para o tratamento de 30 dias.

Vale ressaltar que seu uso deve ser muito bem avaliado pelo médico e principalmente avaliar sua necessidade. Existe no mercado farmacêutico, diversas alternativas eficazes contra a acne que deverão ser utilizadas antes do uso do Roacutan (exemplo: peróxido benzoila, tetraciclina). Seu uso desnecessário e indiscriminado vem aumentando a cada dia e cabe ao farmacêutico, realizar a atenção farmacêutica para seu uso correto e sucesso no tratamento.

Acne fulminante: o uso do Roacutan torna-se necessário devido aos riscos de proliferação bacteriana e sepse no paciente.

Artigos relacionados

The following two tabs change content below.
Farmacêutica generalista, Pós Graduada em Cosmetologia Clínica pelo Instituto IPUPO e Pós Graduada em Farmacologia Clínica pela UCDB. Trabalhou durante 7 anos em farmácias (drogaria e manipulação) de onde carrega larga experiência no atendimento à clientes, dispensação de medicamentos, atenção farmacêutica e treinamento de colaboradores. Também lecionou durante 7 anos em cursos técnicos na área de saúde além de coordenação. Atualmente é coordenadora da Comissão Técnica no CRF/Piracicaba e Farmacêutica Clínica - Hospitalar no Hospital dos Fornecedores de Cana/Piracicaba.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.