sexta-feira, dezembro 15Saúde. Gestão e Consultoria

Na drogaria: Indicação de Vermífugos – Parte II: Vinilpirimidínicos

Na drogaria: Indicação de Vermífugos – Parte II: Vinilpirimidínicos
5 (100%) 1 vote

No artigo de hoje, iremos destacar a classe dos fármacos Vinilpirimidínicos, classe que possuem como mecanismo de ação o bloqueio neuromuscular despolarizante, o que provoca a contração súbita, seguida de paralisia do helminto. No caso, os helmintos ficam incapazes de se manter no intestino e são expelidos do corpo através das fezes por peristaltismo.
Possuem amplo espectro de ação contra ancilostomíase, ascaridíase, enterobíase e necatoríase.

Principais fármacos representantes da classe Vinilpirimidínicos:

1. Pirantel (Ascarical®)
2. Oxantel
3. Levamisol (Ascaridil®)
4. Pamoato de Pirvínio (PyrPam®)
5. Praziquantel (Cestox®)
6. Ivermectina (Leverctin®)
7. Oxamniquina (Mansil®)

Quanto ao mecanismo de ação e sua administração:

Fica aqui a descrição do mecanismo e posologia dos fármacos mais prescritos/indicados:

1. Pirantel (Ascarical ®): fármaco com espectro de ação contra A. lumbricoides, A. duodenale e Necator americanos. Posologia: dose de 10 mg por quilograma de peso corporal. Suspensão 45 ml: DOSE ÚNICA: crianças de 6 meses a 2 anos: ½ colher das de sopa 125 mg; crianças de 3 a 9 anos: 1 colher das de sopa 250 mg; crianças de 10 a 15 anos: 2 colheres das de sopa 500 mg; adultos: 3 colheres das de sopa 750 mg. Comprimidos: DOSE ÚNICA: crianças de 10 a 15 anos: 2 comprimidos 500 mg; adultos: 3 comprimidos750 mg.

Obs* nos dias atuais, este fármaco não tem mais grande utilização pois o PAMOATO DE PIRANTEL se mostrou mais efetivo em até 98% dos parasitas.

2. Levamisol (Ascaridil ®): fármaco com ação sobre ascaridíase. Também tem sido experimentada nos transtornos reumáticos, onde aparentemente ocorre a restauração a resposta imune aumentando a quimiotaxia dos macrófagos e a função dos linfócitos T. Também apresenta terapêutica sobre ulcerações aftosas.Posologia:Lactentes até 1 ano: 40 mg (1/2 comprimido de 80 mg).
Crianças de 1 a 7 anos: 80 mg (1 comprimido de 80 mg).
Crianças acima de 7 anos e Adultos: 150 mg (1 comprimido de 150 mg).
Não há necessidade do uso concomitante de laxativos nem qualquer restrição alimentar, podendo ser tomado a qualquer hora. Entretanto, para maior conveniência do paciente, recomenda-se sua administração preferencialmente ao deitar.

3. Pamoato de Pirvínio (PyrPam ®): fármaco indicado para o tratamento de oxiuríase (enterobíase). Por não apresentar absorção pelo trato gastrointestinal, permanece em contato maior com os parasitas intestinais. Posologia:Adultos: 1 drágea para cada 10 quilos de peso corpóreo; 1 mL da suspensão para cada 1 quilo de peso corpóreo. Crianças: 1mL da suspensão para cada 1 quilo de peso corpóreo.Para adultos, a dose máxima não deve exceder a 600 mg (6 drágeas ou 60 mL da suspensão) de pamoato de pirvínio, independente do peso corpóreo.
A dose deverá ser repetida 7 a 10 dias após a primeira administração do medicamento.

4. Praziquantel (Cestox ®): fármaco utilizado no tratamento das infecções provocadas por Taeniasolium, Taeniasaginata e Hymenolepis nana, causando contração e paralisia do helminto. Posologia: a quantidade de comprimidos deve ser estabelecida pelo médico, em função do peso corporal do paciente.
Os comprimidos devem ser ingeridos de uma só vez, sem mastigar, pela manhã, durante refeição, com um pouco de líquido.
Teníase: 5 a 10mg de praziquantel/kg de peso corporal, em uma tomada, em dose única.
Himenolepíase: 15 a 25mg de praziquantel/kg de peso corporal, em uma tomada.
A dose deverá ser repetida após 10 dias da administração.

5. Ivermectina (Leverctin®): indicado no tratamento da escabiose e pediculose, filariose, estrongiloidíase intestinal e oncocercose.Posologia:a dosagem recomendada para o tratamento destas afecções numa única dose oral visa fornecer aproximadamente 200mcg de ivermectina por kg de peso corporal.

Peso corporal X Dose
15 a 24Kg – ½ comprimido
25 a 35 1 comprimido
36 a 50 1 ½ comprimidos
51 a 65 2 comprimidos
66 a 79 2 ½ comprimidos
≥ 80 200 mcg/Kg

6. Oxamniquina (Mansil ®): fármaco indicado para o tratamento de Shistosoma mansoni.Os esquistossomos machos são mais suscetíveis ao fármaco do que as fêmeas. A Oxamniquina reduz significativamente a quantidade de ovos depositados. Posologia:
Adultos
A posologia recomendada para o tratamento de S. mansoni é de 15 mg/kg de peso corporal, administrados em dose oral única.
Peso Corporal (kg) X Número de Cápsulas (250 mg)
Até 33Kg: 2 cp
34 – 50Kg: 3cp
51 – 66Kg: 4cp
67 – 83Kg: 5 cp
84 – 100Kg: 6 cp
Crianças:
A posologia recomendada para crianças abaixo de 12 anos é de 20 mg/kg de peso corporal, administrados em duas doses de 10 mg/kg em um único dia, com intervalo de 3 a 8 horas entre as doses.

Artigos relacionados

Comentários

comentários